Entenda, definitivamente, a relação entre marketing e vendas

Para começar, é importante saber que marketing e vendas são conceitos diferentes. O objetivo do marketing é criar estratégias para agregar valor, desenvolver promoções e auxiliar nas vendas de produtos ou serviços. Já vendas é isso mesmo: vender o produto ou serviço oferecido pela empresa. Mas as duas áreas estão intimamente ligadas. Pois neste post, entenda, definitivamente, a relação entre marketink e vendas. Vamos lá?

Marketing e vendas andam de mãos dadas

Enquanto o marketing abrange posicionamento, presença de marca e atração de cliente, o setor de vendas, como o próprio nome já diz, mira na finalização do processo, ou seja, na conversão em vendas. Colocado assim, parece que são setores independentes, mas, na prática, não é assim que funciona.

Na verdade, as duas áreas devem estar integradas e muitas vezes ter o mesmo objetivo: vender mais. Apesar de terem um papel de grande importância na atração, na retenção e na conversão de clientes, o sucesso depende de muito planejamento e estratégias para tirar o máximo potencial dos dois setores.

É importante lembrar que, independentemente da área de atuação, toda empresa deve contar com os setores de marketing e vendas. Pois eles são os grandes responsáveis por levar o produto ou serviço para o público, conquistar clientes e realizar vendas.

Para o marketing, o relacionamento com o cliente é extremamente relevante, já que é uma forma de posicionar a marca, atrair o público e convencê-lo a efetuar uma compra.

Mas a fronteira entre essas duas áreas é um pouco complexa, já que pode causar uma competitividade entre elas. Nesse sentido, é muito importante que os dois setores trabalhem de forma colaborativa para potencializar ainda mais os resultados.

Para entender melhor, confira a seguir a trajetória ideal que as áreas de marketing e vendas devem seguir em uma empresa.

Caminho do marketing e vendas

Como já dito acima, o ideal é que marketing e vendas sejam áreas integradas e não competitivas entre si. Mas como isso pode ser feito?

Estudo do mercado

Estudar o mercado de atuação da empresa para entender ao máximo os potenciais clientes é responsabilidade do marketing, assim como as estratégias que poderão ser mais efetivas. Com esses dados em mãos, o setor estará sempre a par das tendências e vai saber como desenvolver um relacionamento sólido com o público.

Atração de interessados

Com as pesquisas em mãos, o próximo passo do marketing é atrair e obter dados de potenciais clientes. Isso pode ser feito por meio de marketing de conteúdo, SEO, publicidade em geral, entre outros.

Relacionamento com o cliente

Com as informações fornecidas pelos potenciais clientes, o marketing é capaz de explorar e desenvolver um relacionamento com eles, por meio de comunicações por e-mail, publicidade direcionada e outros.

Aqui é o ponto onde começa a construção de uma relação sólida, quando o público irá se identificar com a marca, comprar o produto ou serviço, assim como irá indicá-la para conhecidos.

E quanto mais sólido o relacionamento, mais predisposto o cliente estará para a compra. Ou seja, mais fácil será fazer as vendas. É exatamente aqui que surge o limite do marketing e vendas. Afinal, após preparar o público, é hora de direcioná-lo a quem será capaz de dar o último empurrão para convencê-lo a comprar.  No entanto, essa fase demanda bastante experiência para colocar em prática as três etapas seguintes.

Mapeamento de necessidades

Neste ponto, o vendedor vai entrar em contato com os potenciais clientes. Com as informações que o time de marketing reuniu, o de vendas deve adquirir ainda mais dados, como necessidades e dúvidas que o público possa ter.

Isso geralmente é feito por meio de conversas por telefone ou presenciais, durante as quais o vendedor pode usar estratégias que o aproximem do cliente, assim como captar mensagens por meio da leitura de gestos e expressões, entendendo o quão próximo de realizar uma compra ele está.

Negociação com o cliente

Dependendo do produto ou serviço, a negociação é uma parte fundamental. Afinal, é importante que os dois lados, tanto empresa quanto o cliente, saiam satisfeitos. Para isso, é preciso saber negociar bem! Não é preciso nem dizer que essa é uma qualidade necessária e exclusiva da equipe de vendas.

Conversão em vendas

Momento da finalização do processo de marketing e vendas, ou seja, é quando o cliente decide realizar a compra.

Integração das áreas de marketing e vendas

Esperamos que você tenha compreendido a importância dos setores de marketing e vendas para seu negócio. Caso ainda tenha alguma dúvida ou queira implementar estratégias essenciais para alavancar as vendas de sua empresa, a Sakey Comunicação está à disposição. Entre em contato.