Qual a importância do marketing para as empresas?

Se você é empresário, precisa ter em mente que o termo “marketing” não é modismo. Essa palavra, é derivada do termo inglês market, que significa mercado. Portanto, marketing é o conjunto de técnicas e métodos aplicados ao estudo das demandas dos mercados para o desenvolvimento das empresas.

Dessa forma, para que sua empresa tenha visibilidade no mercado e, principalmente, se desenvolver, é necessário que o marketing faça parte do dia a dia do seu negócio. Para ajudá-lo a entender mais o assunto, vamos abordar neste post qual a importância do marketing para as empresas. Vamos lá?

Afinal, o que é marketing?

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”. Essa é a definição mais famosa de marketing, apresentada por Philip Kotler, professor estadunidense considerado o maior especialista mundial na área.

Para Kotler, o marketing é uma parte essencial da economia e a demanda é influenciada não só pelo preço, mas também pela publicidade, promoções e força de vendas e canais de distribuição. Para ele, o lucro está ligado à satisfação do consumidor e com o bem-estar da sociedade. Kotler defende que o marketing, portanto, tem que ser colocado no centro da estratégia da empresa e ser praticado por todos os gestores.

Qual é a importância do marketing para as empresas?

Ao adotar estratégias de marketing, independentemente do tamanho da sua empresa, você poderá gerar muitos resultados positivos para o seu negócio. Abaixo, destacamos os principais pontos:

Melhora o relacionamento com os clientes

Um dos principais benefícios do marketing é, sem dúvida, a melhora no envolvimento dos clientes com a empresa e a construção de uma relação de confiança com eles. Nesse aspecto, o marketing é uma relevante ferramenta para assegurar a longevidade do seu negócio.

Auxilia na construção da marca

O marketing auxilia na construção de uma marca forte no mercado, ponto fundamental para que sua empresa se desenvolva.  Portanto, ter uma boa reputação é um dos principais fatores que aumentam o valor de seus produtos e serviços e, dessa forma, que você tenha lucros cada vez mais consistentes.

Estratégias de marketing ajudam a sua empresa a ganhar relevância em seu nicho de atuação. Ao utilizar as táticas certas, ela passa a fazer parte do cotidiano das pessoas, que se sentem orgulhosas em dizer que são consumidoras de seu negócio. Essa é uma forma simples de aumentar os seus resultados.

Impulsiona as vendas

Vender é o principal objetivo de toda empresa, seja um produto ou um serviço. Pois o marketing, com certeza, é essencial para você alavancar as vendas do seu negócio. Isso porque, quando o produto e/ou o serviço possuem mais espaço na publicidade, mais pessoas irão conhecê-los e, em consequência, haverá o aumento nas vendas.

Melhora a tomada de decisões

O que, quando e para quem oferecer? Essa é uma das principais dúvidas das empresas. O marketing, nesse sentido, ajuda a entender quais são as demandas e a responder esses questionamentos.  Por meio de ferramentas de marketing diversas, pode-se ter em mãos essas respostas e, com isso, o processo de tomada de decisões será muito mais assertiva.

Diferencia a empresa da concorrência

Com certeza, a maioria das empresas disputa fortemente pela atenção de um mesmo público. Para se diferenciar e conquistar a atenção dos consumidores do seu negócio, é fundamental boas estratégias de marketing.

Mas isso não significa ficar alheio à concorrência. Ao contrário, é importante ficar de olho no que os concorrentes estão fazendo e aprender com eles. Essa também é uma forma de saber como o público está reagindo e também entendê-lo melhor.

Cria opções de receita

A diversificação de produtos e serviços é um processo natural no desenvolvimento das empresas. Muitos negócios, na verdade, começam com a oferta de poucas opções e, na medida que vai gerando lucro, novas soluções – a partir das demandas dos clientes – vão sendo incorporadas. Com isso, a geração de receitas também aumenta.

Por outro lado, oferecer outros produtos vai permitir que seu negócio alcance outros mercados e amplie a base de consumidores fidelizados. Outro benefício de novas fontes de receita é poder qualificar melhor os clientes.

Depois da leitura deste post, esperamos que você dê mais importância ao marketing de seu negócio. Mas se ficou alguma dúvida, entre em contato com a Sakey. Além de esclarecer melhor o conceito de marketing e o posicionamento de sua marca, podemos ajudá-lo com as estratégias certas para que sua empresa possa crescer cada vez mais.

Ah! E fique sempre atento em nosso blog, pois se você acha que o assunto marketing vai parar por aqui, está enganado. Nos próximos posts vamos abordar mais sobre esse tema. Fique atento!