O que é e qual a importância do marketing de conteúdo?

Uma das coisas boas da internet é a facilidade na busca por informações. Basta entrar no Google e fazer uma pesquisa sobre algum assunto, seja ele pessoal ou profissional, e obter centenas de informações sobre um tema específico. Claro que sempre procuramos por dados confiáveis, que são fornecidos, em grande parte, pelo marketing de conteúdo.

Mas o que é marketing de conteúdo, afinal? É uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdos relevantes, como artigos, e-books, vídeos e publicações nas redes sociais. O que diferencia o marketing de conteúdo de outras estratégias de marketing online é que nele não se faz a promoção direta da marca, produto ou serviço. Mas podemos atrair potenciais clientes por meio da apresentação de soluções para seus problemas.

O marketing de conteúdo é baseado em pilares simples e, por isso mesmo, encanta muito as pessoas que não sabem o que é marketing de conteúdo. Isso acontece porque essa estratégia é uma forma totalmente diferenciada da publicidade convencional.

Ao contrário do marketing tradicional, no marketing de conteúdo é oferecido soluções para os problemas e dores que o público-alvo enfrenta.

Qual a importância do marketing de conteúdo?

No momento atual, em que as pessoas estão totalmente conectadas ao mundo virtual, o marketing de conteúdo é muito importante. Essa estratégia se destaca no dia a dia das marcas, tanto pela geração de tráfego para o site quanto pelo seu enorme potencial para a geração de leads.

Neste sentido, um dos principais objetivos do plano de marketing digital é posicionar a marca como uma referência em sua área, e o marketing de conteúdo é fundamental para essa função.

Além de apresentar as expertises e as soluções da marca, o marketing de conteúdo oferece oportunidades a serem exploradas por diversas outras dimensões do marketing digital.

Quais as vantagens do marketing de conteúdo?

As vantagens do marketing de conteúdo são inúmeras, mas entre as principais estão as seguintes:

– Aumento do tráfego no site;

– Redução do custo de aquisição de leads e clientes;

– Maior exposição da marca nos mecanismos de busca;

– Gera conteúdo para suas redes sociais;

– Posicionamento da marca como uma autoridade em seu setor de atuação;

– Aumento da credibilidade em relação a seus produtos e serviços;

– Baixo custo de implementação e gerenciamento.

Uma das grandes vantagens do marketing de conteúdo é que ele não trabalha de maneira isolada e pode ajudar em diversas outras dimensões do marketing digital. É uma estratégia que dá “liga” com diversas outras ações e cria, assim, uma verdadeira sinergia entre as ações de marketing digital.

Onde aplicar o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo pode ser utilizado nas mais diversas dimensões do marketing digital. Abaixo estão alguns exemplos:

– Blog: aplicação clássica do marketing de conteúdo, são artigos que apresentam explicações e soluções para seus clientes em potencial, gerando assim um primeiro ponto de contato.

– Redes Sociais: o marketing de conteúdo para redes sociais é a base da criação de relacionamento com os fãs e seguidores da marca/produto.

– YouTube: é possível criar um canal no YouTube e gerar exposição para a marca, produtos e serviços de forma interativa.

– E-books: podem ser usados para a geração de leads através de formulários de download ou então em ações de e-mail marketing.

É importante que você saiba também como extrair o máximo do conteúdo que você produz. Por exemplo, um artigo pode ser roteirizado e transformado em um vídeo para o seu canal no YouTube, uma estratégia que vários analistas de mídias sociais aplicam em suas produções. Ou um vídeo de alto engajamento pode ser transformado em um artigo para o seu blog.

Quanto custa o marketing de conteúdo?

Varia, pois vai depender do tipo e volume a ser produzido. Mas é possível garantir que, além de ser uma estratégia que gera tráfego e leads para o seu site, blog ou loja virtual, custa bem menos, que por exemplo, a mídia paga. Algumas pesquisas mostram que uma estratégia de marketing de conteúdo chega a custar 40% a menos do que outras.

Rafael Rez, autor do livro Marketing de Conteúdo – A Moeda do Século XXI, diz que existem atualmente dois ativos extremamente valorizados: o tempo e a atenção das pessoas. Um dos objetivos do marketing de conteúdo é justamente conquistar esses dois ativos valiosos por meio de uma estratégia simples e econômica.

Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo e sua importância, que tal incorporar essa estratégia em seu negócio? Quer saber mais sobre marketing de conteúdo e o que ele pode fazer por seu negócio? Entre em contato com a Sakey! Teremos o maior prazer em conversar com você.