O marketing tradicional, também conhecido como outbound marketing, é o mais antigo de todos os tipos de marketing, e trabalha com a produção de conteúdo para as grandes massas. Ele se baseia na divulgação de propagandas e anúncios por meio de veículos de mídias tradicionais, para que haja uma visualização maciça das propagandas.
Os anúncios são veiculados em grandes mídias (TV, jornais, rádios e revistas) ou em mídias impressas (panfletagem, outdoors e busdoors). Porém, essas mídias não consideram todos os interesses e desejos dos clientes que serão impactados.
Mas, ao contrário do que muitos pensam, o marketing tradicional não é ultrapassado. Ele ainda tem um papel importante na vida das pessoas, principalmente para os Baby Boomers e a Geração X. Como não necessita de internet, é mais convincente para alguns grupos de pessoas. É mais “tangível” que um produto online e, em alguns casos, também é visto com mais confiança do que anúncios digitais.
A experiência imersiva de um comercial de TV, por exemplo, pode ser muito impactante ao telespectador. Toda uma geração foi fortemente influenciada pelos mamíferos da Parmalat e, até hoje, é possível ouvir por aí “não é uma Brastemp, mas….”. Isso porque o marketing tradicional causa efeitos duradouros na memória dos potenciais clientes.
Portanto, o marketing tradicional ainda funciona se você souber usar e conhecer muito bem o seu público-alvo. Embora pareça que o marketing tradicional seja mais apropriado para grandes empresas, tanto pelo custo quanto por abranger um grande número de pessoas, também pode ser usado por pequenas empresas, dependendo de sua estratégia e do orçamento disponível.
A primeira vantagem do marketing tradicional é o alcance do público que não é tão ligado ao digital. Principalmente as pessoas acima dos 45 anos, que estão habituadas a experiência de assistir um comercial de televisão, folhear uma revista ou um jornal diário.
Se a sua empresa deseja alcançar um público regional, esse tipo de estratégia funciona muito bem. Mas se você tem um negócio local, como uma mercearia, por exemplo, e precisa divulgar preços e promoções sazonais para competir com seus concorrentes, pode usar folhetos e outdoors, que costumam ter baixo investimento para grandes tiragens ou tempo de exposição.
Outra vantagem do marketing tradicional, como já falado acima, é que ele costuma marcar a memória das pessoas com mais facilidade. Um comercial de TV tem grande impacto e se torna automático completar as frases do roteiro – mesmo que só na sua cabeça – quando ele passa.
Isso acontece porque o marketing tradicional não pode ser ignorado ou bloqueado, diferente no digital. Por exemplo, se você está no YouTube e um anúncio aparece, basta esperar poucos segundos e clicar em “Pular anúncio”. Na TV, no intervalo de uma novela ou de um filme, você pode até se levantar do sofá para pegar um copo de água ou ir ao banheiro ou mesmo mudar o canal pelo controle remoto, mas o anúncio vai continuar rodando.
Por outro lado, os resultados das estratégias de marketing são percebidos nas vendas ou na reputação da marca, e o impacto das mídias são analisados por meio de empresas especializadas. O marketing tradicional pode ser bem impactante, mas não podemos ignorar o fato de que vivemos em uma era digital. É importante que as estratégias estejam adaptadas a essa realidade e as empresas busquem a convergência entre as mídias pois, para cada objetivo, haverá uma tática e uma mídia mais eficazes.
Gostou de saber sobre o marketing tradicional? Pois fique atento, pois nos próximos posts vamos abordar os vários tipos de marketing. E se você tem uma empresa e quere alavancar seu negócio, mas tem dúvidas sobre quais estratégias utilizar, saiba que a Sakey pode ajudá-lo! Quer saber como? Entre em contato!