Redes Sociais: o que vale são as vendas (não o número de seguidores)

Não importa se você é um grande empresário ou possui um pequeno negócio, com certeza sua marca está presente nas redes sociais. E quanto mais seguidores e curtidas, mais sucesso bate à porta, certo? Errado! Essa é uma ideia disseminada que não condiz, de fato, com a realidade. Pois entenda, de uma vez por todas: para as redes sociais, o que vale são os números de vendas, não seguidores e curtidas.

Como todos nós já sabemos, o brasileiro é apaixonado por redes sociais, seja para a área profissional ou para distração. Porém, antes de entrar no mérito da questão, vale a pena mostrar os números e as plataformas que movem essa área no Brasil.

– WhatsApp:  é a rede social mais usada do Brasil como um todo em 2023. Pesquisa da We Are Social e Meltwater mostra que, somente no país, são 169 milhões de usuários, entre 16 e 64 anos.

– YouTube: em segundo lugar no ranking, está o YouTube, com 142 milhões de usuários brasileiros (assistem e postam vídeos) entre 18 e 65 anos.

– Instagram: de acordo com pesquisa da We Are Social e da Meltwater, o Instagram é a terceira rede social mais usada no Brasil em 2023, com 113,5 milhões de usuários.

– Facebook: Em 2020 e 2021 era a rede social mais usada no Brasil. No início de 2022 perdeu o posto, mas ainda possui um número considerável – 109 milhões de brasileiros.

– Tik Tok: essa rede social tem sido o refúgio de 82 milhões de usuários no Brasil (com mais de 18 anos) para relaxar, dar algumas risadas, se emocionar e dançar.

– Linkedin: a crise gerada pela pandemia levou muita gente a entrar no LinkedIn para procurar emprego. Hoje, 63 milhões de pessoas em todo o país utilizam essa plataforma.

Facebook Messenger: o relatório Digital Brazil 2023 mostra que o alcance estimado para anúncios dentro do Facebook Messenger é de 62 milhões de usuários. Esse número, portanto, se refere à quantidade de brasileiros que usa a plataforma.

– Kwai: essa é a grande novidade da lista das redes sociais mais usadas no Brasil em 2023: desde sua chegada em 2019, já são 49 milhões de usuários no país.

– Pinterest: em 9º lugar está essa plataforma usada majoritariamente pelo público feminino. Aqui no Brasil, são 28 milhões de usuários.

– Twitter:  24 milhões de brasileiros estão conectados nessa rede social. Esse número considera apenas os usuários ativos.

Com tantos números superlativos, é claro que não dá pra ficar de fora das redes sociais. Porém, se antes a quantidade de seguidores e curtidas era essencial, hoje já não é mais o que faz a diferença para um negócio. Mas você pode estar se perguntando: como assim? Vamos explicar.

Autoridade versus seguidores

No mundo digital, muitas pessoas – e empresas – são atraídas pela quantidade de seguidores nas redes sociais. Pois, para elas, quanto maior o dígito, maior visibilidade e fama. Mas o número de seguidores nem sempre traduz o que realmente importa: ter um bom engajamento com o público-alvo.

Esta é uma realidade mais comum do que se pensa. Muitos influenciadores, empresas e marcas têm números altos de seguidores, muitas vezes comprados, mas não possuem curtidas, comentários ou visualizações. Ou seja, não há engajamento. Inclusive, muitos profissionais de marketing digital cunharam essa realidade de “métrica da vaidade”.

Se o seu negócio tem muitos seguidores, mas isso não reflete no mais importante, que são as vendas, você precisa rever a questão. É preciso, com bastante sinceridade, se perguntar: quantos seguidores estão, de fato, consumindo o conteúdo postado? Quantos estão recebendo a mensagem? Será que é o público certo?

Posicionamento e aumento nas vendas

Portanto, número de seguidores não significa aumento nas vendas. O mais importante para as marcas é ter um bom posicionamento. Para alcançar isso, é preciso conteúdo adequado e recorrente, que envolva pessoas realmente interessadas. Com certeza, as chances de as vendas aumentarem é muito maior. Leia, em nosso blog, sobre esse assunto.

O posicionamento correto também cria autoridade, essencial para criar uma relação de confiança com os clientes. Pois mostra que a empresa é confiável, pode ser indicada aos amigos e familiares, bem como, quando necessário, ser procurada novamente. Dialogar com o público certo e engajado com seu produto ou serviço é, portanto, muito mais efetivo.

Dessa forma, é muito mais interessante para sua empresa ter 100 clientes que compram do que 100 mil que só observam – quando observam. Se o seu objetivo é aumentar as vendas de seu negócio, aqui está a grande sacada ao investir em redes sociais.

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