blog image

Presença digital: sua empresa deve estar conectada nas redes sociais


Sem dúvidas, a internet mudou a sociedade. Por meio dela, a informação, o relacionamento, o consumo e até o transporte tiveram grandes transformações. Nesse compilado de modificações, as empresas também tiveram que aderir a novos canais, ferramentas e formatos para garantir a permanência no mercado.

A presença digital de uma marca se tornou indispensável – ainda mais na pandemia -, para atrair clientes e divulgar produtos ou serviços sem utilizar tantos gastos com materiais físicos ou deslocamento de pessoas para apresentação da marca.

Segundo uma pesquisa feita em parceria pela Hubspot e We Are Social, mais de 139 milhões de pessoas têm contato com a internet no Brasil. Isso representa uma adesão de 66% de um país com mais de 210 milhões de habitantes. Desse número, 85% das pessoas acessam à internet todos os dias.

Os dados coletados também mostram que há grandes chances de se desenvolver uma comunicação interativa com potenciais clientes e fidelização da marca. Portanto, saber explorar isso, com um planejamento correto, é importante para conquistar sucesso.

Existem diversos meios de garantir a presença digital de uma empresa no mundo online. Uma dessas ferramentas são as redes sociais, que permitem um alcance maior de público e tornam a empresa em uma autoridade em determinado assunto.

A importância das redes sociais para as empresas

De acordo com instituto de pesquisas sobre estratégias de marketing – MarketingSherpa -, 95% dos adultos entre 18 e 34 anos seguem marcas em suas redes sociais pessoais. As outras faixas etárias também apresentam percentagens acima dos 70%.

Apesar do estudo ter sido realizado para o mercado americano, no Brasil não é diferente. Representando 10% do total de minutos gastos globalmente nas redes sociais, o Brasil ocupa o segundo lugar em relação ao tempo total gasto nas redes sociais, perdendo apenas para os EUA.

Vantagens das redes sociais para as empresas

Tráfego para o site

O site é um dos principais meios de vendas para uma empresa. Por meio da plataforma, além de transmitir seriedade e confiança ao público, é possível reunir todas as informações institucionais do seu produto ou serviço. Mas, para atingir bons resultados e gerar negócios, o site precisa ter um tráfego de qualidade e de usuários interessados.

Ao compartilhar um conteúdo do site nas redes sociais, as chances de aumentar os cliques, captar leads e converter em vendas são maiores. Um tráfego de qualidade também é capaz de gerar relevância em sites de buscas, como o Google, colocando-o entre os destaques.

Se quiser saber outras vantagens do site para o seu negócio, nós temos uma publicação em nosso blog sobre o assunto. Clique aqui. 

Construção de autoridade

Produzir um conteúdo relevante nas redes sociais é um caminho muito eficiente de propagar a autoridade de uma empresa. E isso pode ser feito, por exemplo, com vídeos no Youtube, artigos para blog, dicas no stories do Instagram ou posts informativos no Facebook. É importante sempre frisar que o seu negócio entende do assunto.

Ao utilizar as redes sociais de forma correta, a sua marca se tornará referência para clientes que precisam do seu produto ou serviço para solucionar tal problema ou para indicação aos amigos e familiares.

Engajamento com clientes

As redes sociais têm como premissa básica a interação. Ou seja, criar uma comunicação direta com o público-alvo. Ao fazer uma publicação, é preciso estar atento ao que os usuários estão dizendo sobre o conteúdo, quais são as sugestões, dúvidas ou reclamações sobre a marca, além de curtir e responder comentários.

Novos consumidores

A internet é um dos principais canais para atrair e conquistar novos clientes. As pessoas acessam a internet na maior parte do tempo para interagir, procurar produtos ou serviços, comparar preços ou consultar a reputação de uma empresa. Ao manter uma presença digital eficaz, com certeza a empresa consegue se destacar dos concorrentes e atingir grande visibilidade.

Então, não se esqueça: as redes sociais são ótimas ferramentas para atrair público, criar negócios e conquistar autoridade. Diante do cenário atual, quem não é visto não é lembrado. Portanto, não perca a oportunidade de colher bons frutos para a sua empresa.



Quer receber gratuitamente dicas que te ajudarão a divulgar sua empresa?