Uma das coisas boas da internet é a facilidade na busca por informações. Basta entrar no Google e fazer uma pesquisa sobre algum assunto, seja ele pessoal ou profissional, e obter centenas de informações sobre um tema específico. Claro que sempre procuramos por dados confiáveis, que são fornecidos, em grande parte, pelo marketing de conteúdo.
Mas o que é marketing de conteúdo, afinal? É uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdos relevantes, como artigos, e-books, vídeos e publicações nas redes sociais. O que diferencia o marketing de conteúdo de outras estratégias de marketing online é que nele não se faz a promoção direta da marca, produto ou serviço. Mas podemos atrair potenciais clientes por meio da apresentação de soluções para seus problemas.
O marketing de conteúdo é baseado em pilares simples e, por isso mesmo, encanta muito as pessoas que não sabem o que é marketing de conteúdo. Isso acontece porque essa estratégia é uma forma totalmente diferenciada da publicidade convencional.
Ao contrário do marketing tradicional, no marketing de conteúdo é oferecido soluções para os problemas e dores que o público-alvo enfrenta.
No momento atual, em que as pessoas estão totalmente conectadas ao mundo virtual, o marketing de conteúdo é muito importante. Essa estratégia se destaca no dia a dia das marcas, tanto pela geração de tráfego para o site quanto pelo seu enorme potencial para a geração de leads.
Neste sentido, um dos principais objetivos do plano de marketing digital é posicionar a marca como uma referência em sua área, e o marketing de conteúdo é fundamental para essa função.
Além de apresentar as expertises e as soluções da marca, o marketing de conteúdo oferece oportunidades a serem exploradas por diversas outras dimensões do marketing digital.
As vantagens do marketing de conteúdo são inúmeras, mas entre as principais estão as seguintes:
– Aumento do tráfego no site;
– Redução do custo de aquisição de leads e clientes;
– Maior exposição da marca nos mecanismos de busca;
– Gera conteúdo para suas redes sociais;
– Posicionamento da marca como uma autoridade em seu setor de atuação;
– Aumento da credibilidade em relação a seus produtos e serviços;
– Baixo custo de implementação e gerenciamento.
Uma das grandes vantagens do marketing de conteúdo é que ele não trabalha de maneira isolada e pode ajudar em diversas outras dimensões do marketing digital. É uma estratégia que dá “liga” com diversas outras ações e cria, assim, uma verdadeira sinergia entre as ações de marketing digital.
O marketing de conteúdo pode ser utilizado nas mais diversas dimensões do marketing digital. Abaixo estão alguns exemplos:
– Blog: aplicação clássica do marketing de conteúdo, são artigos que apresentam explicações e soluções para seus clientes em potencial, gerando assim um primeiro ponto de contato.
– Redes Sociais: o marketing de conteúdo para redes sociais é a base da criação de relacionamento com os fãs e seguidores da marca/produto.
– YouTube: é possível criar um canal no YouTube e gerar exposição para a marca, produtos e serviços de forma interativa.
– E-books: podem ser usados para a geração de leads através de formulários de download ou então em ações de e-mail marketing.
É importante que você saiba também como extrair o máximo do conteúdo que você produz. Por exemplo, um artigo pode ser roteirizado e transformado em um vídeo para o seu canal no YouTube, uma estratégia que vários analistas de mídias sociais aplicam em suas produções. Ou um vídeo de alto engajamento pode ser transformado em um artigo para o seu blog.
Varia, pois vai depender do tipo e volume a ser produzido. Mas é possível garantir que, além de ser uma estratégia que gera tráfego e leads para o seu site, blog ou loja virtual, custa bem menos, que por exemplo, a mídia paga. Algumas pesquisas mostram que uma estratégia de marketing de conteúdo chega a custar 40% a menos do que outras.
Rafael Rez, autor do livro Marketing de Conteúdo – A Moeda do Século XXI, diz que existem atualmente dois ativos extremamente valorizados: o tempo e a atenção das pessoas. Um dos objetivos do marketing de conteúdo é justamente conquistar esses dois ativos valiosos por meio de uma estratégia simples e econômica.
Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo e sua importância, que tal incorporar essa estratégia em seu negócio? Quer saber mais sobre marketing de conteúdo e o que ele pode fazer por seu negócio? Entre em contato com a Sakey! Teremos o maior prazer em conversar com você.