O Marketing Digital nasceu com o advento da internet nos anos 1990, quando os computadores pessoais e a conexão discada começaram a fazer parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Com a internet, surgiram os primeiros mecanismos de buscas, como Yahoo, Cadê, MSN e, depois o Google, que hoje é o maior do mercado.
Com os buscadores, vieram os domínios de e-mail e, aqui, surgiram as primeiras campanhas de e-mail marketing. Nessa época, a tecnologia era muito limitada e as páginas bastante simples. Portanto, a interação entre empresas e clientes era quase inexistente e a comunicação era bem unilateral.
Já por volta dos anos 2000, com o avanço da tecnologia, o número de internautas aumentou e o marketing digital começou a ganhar forma. Foi nesse período que surgiram as primeiras redes sociais e o Google começou a ganhar espaço como ferramenta de busca.
Com mais gente conectada, as empresas passaram a investir mais em divulgação online e em novas maneiras de se conectar com o público. Surge, dessa forma, a era da Web 2.0, muito mais participativa e centrada nos interesses do público. Essa era é a que vivemos até hoje.
Afinal, o que é Marketing Digital? De forma simples, podemos definir como todas as ações que usam a internet ou dispositivos eletrônicos para divulgar um produto ou uma marca. Hoje, é uma das principais estratégias para alcançar e se conectar com clientes em potencial, ou seja, conduzir o cliente até a compra, além de satisfazer suas necessidades e desejos.
Porém, desde que começou a tomar forma, lá no início dos anos 2000, muitas coisas mudaram, como os avanços tecnológicos e os hábitos de consumo. A internet oferece, hoje, milhares de opções de compra ao consumidor e, se antes ele tinha que sair de loja em loja pesquisando preços e com poucas opções de concorrência, o cenário atual é completamente diferente.
Com essas mudanças, as empresas precisaram repensar a forma de atrair os clientes. Justamente por isso, o marketing digital se transformou na principal ferramenta para alcançar o público atual, já que é mais eficiente, uma vez que emprega os canais que o consumidor já utiliza.
A grande vantagem do Marketing Digital? Qualquer negócio, independentemente do orçamento disponível, pode começar a aplicar as estratégias agora mesmo.
Entre as principais vantagens do marketing digital é que, ao contrário do marketing tradicional, permite que os resultados sejam medidos e conferidos praticamente em tempo real.
Um anúncio em um jornal, por exemplo, é difícil saber quantas pessoas realmente o viram e prestaram atenção. Por outro lado, com anúncios em redes sociais e em buscadores, é possível medir todas as ações do usuário, desde quem viu até quem realmente finalizou uma compra, por exemplo.
A interatividade com o público é uma característica fundamental para que o marketing digital seja cada vez mais utilizado. Uma propaganda em jornal ou um anúncio na TV são uma comunicação unilateral, pois a marca transmite uma mensagem, mas não estabelece um diálogo com a audiência.
Já com os canais digitais, com um simples toque, o público consegue interagir com as marcas, opinar sobre produtos e serviços e compartilhar conteúdos.
Com o marketing digital, é possível conduzir as mensagens e conteúdos para um público mais específico. Ou seja, para os usuários com o perfil ideal para os objetivos da marca, como, por exemplo, por faixa etária, gênero, nível de escolaridade, localização geográfica e até gostos e hábitos de consumo.
Dessa forma, a marca poderá ter uma campanha mais certeira e que dialoga com o consumidor. E quando o conteúdo está alinhado aos interesses do público, a chance dele fechar negócio é muito maior.
A mídia digital também é bem democrática, pois qualquer empresa, independentemente do porte, pode utilizar o marketing digital.
Graças à segmentação, com o marketing digital, a comunicação é direcionada para o perfil exato do público-alvo e, com as ferramentas online, também é possível acompanhar em tempo real os resultados das campanhas com total precisão.
Já ao anunciar em uma revista, por exemplo, dificilmente é possível determinar quantas pessoas foram atingidas pelo conteúdo e a porcentagem delas que adquiriram o produto ou serviço após ter acesso a campanha.
Como a internet é um universo bastante amplo e a tecnologia não para de evoluir, não existe uma única maneira de fazer marketing digital. Na verdade, existem dezenas de estratégias e novas surgem todos os dias. Porém, todas elas têm como objetivo fortalecer uma marca e estreitar o relacionamento com o público.
Neste sentido, se faz necessário ficar sempre por dentro de todas as novidades. Por isso, se você tem uma empresa e quer alavancar seu negócio, mas tem dúvidas sobre quais estratégias utilizar para o marketing digital de sua marca, saiba que a Sakey pode ajudá-lo. Para saber como, entre em contato.
Esperamos que tenha gostado de saber um pouco mais sobre marketing digital. E fique atento, pois iremos postar mais conteúdos com o tema marketing.