Para o designer Walter Landor (1913-1995), “uma boa marca deve se esforçar para criar uma conexão emocional com seus clientes, pois os produtos são feitos na fábrica, mas as marcas são criadas na mente”.
A afirmação acima nos leva a uma reflexão: identifique uma marca e concentre-se em todas as suas características e o que te fez lembrar imediatamente dela. Com certeza, você notou que algumas empresas têm sua marca forte e consolidada no mercado, e que ela se torna automaticamente reconhecida e citada. Outra grande certeza: isso não é obra do acaso. Para a construção e posicionamento de uma marca, foi realizado o fortalecimento da marca, conhecido como branding.
Para entender melhor: quem nunca associou felicidade à Coca-Cola? Ou leu a frase “Just do it” e lembrou da Nike na mesma hora? Ou se deparou com uma postagem roxa no feed e pensou imediatamente no Nubank?
Na verdade, o mercado atual cada vez mais impulsiona as empresas a pensarem cuidadosamente em cada passo. Mas, com a definição das estratégias e o desenvolvimento de ações de marketing, podem alcançar um público muito amplo e além fronteiras.
Uma coisa importante sobre o branding: os resultados não surgem de um dia para o outro, mas são conquistados com uma estratégia coerente e relevante de ponta a ponta.
Você pode estar pensando neste momento: minha empresa é pequena para isso. Pois podemos assegurar que toda e qualquer empresa, seja grande ou pequena, pode e de trabalhar com o branding para obter frutos duradouros, ainda que esses resultados não sejam imediatos.
Branding ou Brand Management é uma estratégia de gestão da marca que tem como objetivo torná-la reconhecida pelo público e também presente no mercado. A estratégia tem como foco buscar a admiração e o desejo pelos valores que a marca cria em torno de si mesma. Seu objetivo principal é despertar sensações e criar conexões fortes, fatores que irão levar o consumidor a escolher a marca no momento de decisão de compra.
A comunicação, portanto, vai deixar claro aos clientes quais são os valores que importam para a marca. Esses valores, por sua vez, levam o consumidor a perceber que a marca é a única solução.
De forma objetiva e clara, o branding auxilia uma marca a:
– Construir relacionamento emocional com seu público e, com o passar do tempo, transformá-los em clientes fiéis;
– Criar uma marca com a qual as pessoas realmente se importem e se colocar à frente das empresas que não estão usando isso a seu favor;
– Aumentar a credibilidade da empresa em seu segmento, bem como junto aos clientes;
– Diferenciar-se como uma empresa bem estabelecida, com valores sólidos com os quais os clientes se identificam;
– Nortear estratégias de marketing e vendas, pois, quando há uma base de branding “definida”, isso torna as outras escolhas muito mais fáceis, e todas as estratégias da empresa podem se ramificar a partir dela.
Mas, antes de dar início ao planejamento de ações, lembramos da importância do registro de uma marca. Com essa medida, além da proteção legal contra possíveis cópias, a empresa terá exclusividade em seu nome, produto, serviço ou logotipo. Para isso, deve-se fazer o pedido de registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O processo de gestão pode trazer vários tipos de benefícios. Como já citado acima, o principal deles é o reconhecimento imediato da marca e a criação de conexões emocionais com os consumidores. Mas também há outros benefícios importantes que devem ser citados:
– Aumento da confiança com seu público;
– Presença na mente do consumidor;
– Maior valor atrelado a marca;
– Fidelidade com o público.
Se você leu até aqui e chegou à conclusão que sua marca precisa de branding, saiba que a Sakey Comunicação pode ajudar a sua empresa nesse processo. Entre em contato agora! Teremos o maior prazer em atendê-lo.