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Bio do Instagram: como chamar a atenção dos clientes?


As redes sociais vieram para ficar! Não à toa, só em 2019, mais de 3,5 bilhões de usuários – ou seja, cerca de 46% da população mundial, acessaram as plataformas digitais. No Brasil, as redes sociais mais utilizadas são o Facebook, o Youtube, o WhatsApp e o Instagram. E, por falar em Instagram, o aplicativo se tornou uma ótima ferramenta para as empresas, devido ao seu alto poder de alcance e engajamento.

Se a primeira impressão é a que fica, no mundo digital não é diferente. Mas para uma marca ganhar destaque e seguidores no Instagram, além de saber quais são as hashtags mais usadas para o seu segmento ou qual é o melhor horário para fazer uma publicação no feed, a biografia – ou a famosa bio – também merece atenção especial.

A bio é o cartão de visita de um negócio. É o local onde deve reunir as principais informações de uma empresa. Com um limite de caracteres, é preciso ter criatividade na hora de escrevê-la. Antes de ensiná-lo a criar uma bio profissional e atraente aos olhos de milhões de usuários, vamos mostrar quais são os elementos que compõem o perfil do Instagram. Venha com a gente!

Foto

A foto do perfil é um dos itens essenciais do Instagram. Afinal, é a imagem em miniatura que estará presente nos comentários, nas publicações e nos stories. Em formato circular, a foto precisa estar bem posicionada para que nenhuma parte importante seja cortada. Portanto, o logotipo de uma empresa deve estar alinhado e com alta resolução para passar mais credibilidade ao público.

Nome

Ao clicar no perfil de um usuário, o nome é aquele que aparece em negrito na página. Neste caso, pode ser o nome da própria empresa. É aqui que as pessoas irão encontrar o seu perfil na aba de buscas do Instagram.

Nome de usuário

Quando queremos marcar alguém em uma publicação ou nos stories, usamos a famosa arroba (@), não é mesmo? Então, esse é o nome do usuário na plataforma. Para facilitar a busca do público pela sua marca, uma boa opção é utilizar o mesmo nome de usuário.

Site

A bio é o único lugar do Instagram onde é possível inserir um link quando o perfil não alcança um grande público. Quando se tem mais de 10 mil seguidores ou a conta verificada, esse recurso pode ser utilizado no stories, com o “arrasta pra cima”. Inserir o site da empresa é a ferramenta ideal para que o usuário encontre mais informações sobre a marca e conheça os produtos e os serviços.

Como criar uma bio profissional?

Como explicamos acima, o texto que irá na bio deve ser claro e objetivo, pois suporta apenas 150 caracteres. Então, deve conter o que é a empresa, quais são os produtos e serviços disponíveis e qual é o propósito da marca. Se o negócio tiver alguma classificação importante ou ganhou algum prêmio, deixe explícito também no perfil.

Outro item essencial na bio é o contato, como e-mail, número de telefone ou endereço. Certifique-se de que em pelo menos um haja comunicação com o usuário, além do direct. Você pode inserir também o horário e o dia de funcionamento do seu negócio.

Como o espaço da bio é pequeno, usar emojis é um ótimo caminho para resumir a mensagem que a sua empresa quer passar na rede social. Como o Instagram é uma plataforma visual, os ícones podem tornar o perfil mais atrativo e são, de fato, um sucesso nessa rede social. Quase 50% das legendas e comentários têm um ou dois emojis. E, cá pra nós, muitas vezes as figurinhas descrevem o que queremos transmitir sem usar as palavras.

Utilizar palavras-chave pode ser fundamental para a rastreabilidade da sua empresa. Ou seja, quando uma pessoa digitar na barra de buscas sobre o assunto, os perfis que tiverem o termo em sua biografia são mais fáceis de serem encontrados.

As chamadas para ação (CTAs) tem como objetivo convidar aquele seguidor ou visitante do seu perfil para o próximo passo. Seja para baixar um e-book, fazer a inscrição para participar de um evento, assinar uma Newsletter etc.

Usar hashtags na bio do Instagram é uma grande sacada. Afinal, quando um usuário quer saber sobre determinado assunto, é só incluir a # que irá aparecer diversos perfis, inclusive o da sua empresa. Você pode optar por uma hashtag já conhecida ou criar uma nova da empresa para engajar o seu público.

Como o Instagram permite apenas um link na bio, você pode utilizar uma “árvore de links”. Neste caso, quando a pessoa clicar nessa área, ela será direcionada para uma página externa, que contêm outros links, como blog, outras redes sociais da empresa, curso, grupos no Telegram. O LinkTree é um ótimo exemplo de “árvore de links” e é gratuito.

Mas se você quer chamar a atenção dos seguidores de outra forma, utilizar outro tipo de fonte na bio é uma ótima opção. Você pode personalizá-la com negrito, itálico, letra cursiva etc. Porém, tenha cautela ao usar este recurso. As fontes devem combinar com o estilo do seu público.

Viu só como um item, que muitas vezes não é levado a sério, pode ser importante para a presença digital de uma empresa nas redes sociais? Com nossas dicas, você estará preparado para criar uma nova bio no Instagram, otimizar tempo e conquistar mais clientes e seguidores para o seu negócio.

 



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