4Ps do marketing: ferramentas essenciais para a sua empresa
Alguns conceitos do marketing estão cada vez mais presentes na vida humana. A tecnologia apresenta novos cenários, o digital ganha espaço na vida das pessoas e os consumidores passam por mudanças de comportamento. O fato é que, mesmo com tantas transformações, os 4Ps do marketing continuam sendo utilizados como uma das melhores ferramentas para as empresas.
O que são os 4Ps do marketing?
Os 4Ps do marketing são as principais ações que uma organização pode usar para alcançar seus objetivos e conquistar o seu público-alvo. Os 4Ps são os pilares de uma estratégia de marketing, divididos entre preço, produto, praça e produção.
Também conhecido como Composto de Marketing ou Mix de Marketing, os 4Ps são considerados como variáveis controláveis pelas empresas. O conceito foi apresentado pela primeira vez, em 1960, pelo professor Jerome McCarthy, no livro “Marketing Básico: Uma Visão Geral”. Porém, o termo foi difundido em 1967 por Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno.
A partir desse momento, os 4ps ganharam destaque e são ensinados até hoje nas aulas de marketing e nas estratégias empresariais.
Quais são os 4ps do marketing?
Produto
O produto é tudo aquilo que a empresa oferece aos consumidores, sendo um objeto ou serviço. Ou seja, é ele que vai solucionar o problema do cliente. Mas, o que define um produto ou serviço? Veja as perguntas abaixo:
– Para qual objetivo esse produto/serviço se destina? Como ele atende as necessidades ou desejos das pessoas?
– Quais as funções são necessárias para atingir tais expectativas?
– Como, em qual local e quando o cliente poderá utilizá-lo?
– Ele é um produto físico ou serviço? Qual será o seu formato, estilo, tamanho e cor?
– Qual será o nome?
– Como esse nome se envolverá com a marca?
– Qual o diferencial competitivo desse produto/serviço em relação aos concorrentes?
– Como oferecer a assistência e garantia aos consumidores?
Ao responder essas perguntas, um modelo de negócios pode ser criado e aplicado. Além disso, esse é o momento certo para definir o ciclo de vida do seu produto ou serviço, que envolve desde o desenvolvimento até o seu declínio.
Preço
Determinar o preço é um passo importante para a construção de uma marca. Portanto, envolve as seguintes decisões: preço da lista, formação do preço, modelo de cobrança, variações regionais, descontos, condições e formas de pagamentos.
O preço nada mais é o dinheiro que o cliente paga pelo seu produto ou serviço – neste caso, o consumidor paga pelos benefícios que a sua marca disponibiliza. Um empreendedor de brigadeiro gourmet é um ótimo exemplo. Ao ofertar o seu produto, ele reforça que o doce é diferenciado, pois leva ingredientes selecionados. Quando o cliente experimenta e percebe que o brigadeiro tem um sabor único, ele não pensa duas vezes ao comprar novamente a guloseima, mesmo que tenha que pagar um pouco mais.
Então, a precificação de um produto deve levar em conta os custos da empresa, qual o lucro deseja atingir, quais são os concorrentes e qual é a visão que o seu negócio quer mostrar ao público.
Praça
O P de Praça representa o local em que o produto ou serviço será comercializado e quais serão os canais de distribuição e os pontos de vendas utilizados. Neste caso, podem ser no formato físico e/ou virtual.
É importante ressaltar que o aumento da receita de uma empresa depende muito da praça. Quanto mais rápido o produto chegar ao cliente, mais satisfeito ele ficará e o seu negócio possui grandes chances de conquistá-lo.
Então, os elementos que envolvem a Praça são os seguintes:
– Canais de distribuição e pontos de venda
– Armazenamento
– Manuseio dos produtos
– Transporte
– Controle do inventário
– Processamento de pedidos
Promoção
Por fim, dentro dos 4Ps do marketing, está a promoção. É importante saber que a promoção não é ofertas, liquidações ou descontos. O conceito de promoção está no ato de promover a marca ou produto. Ou seja, utilizar mecanismos de persuasão para o cliente efetuar a compra seja no online ou offline.
O P de Promoção pode envolver várias decisões:
– Propaganda
– Venda pessoal
– Promoção de vendas
– Publicidade
– Relações públicas
– Assessoria de imprensa
– Merchandising
– Redes sociais
– Blog
– Influenciadores
Se a sua empresa conseguir colocar em prática os 4Ps do marketing, ela terá grande chance de sucesso e reconhecimento no mercado. Quanto mais utilizar as ferramentas certas, mais rápido as metas serão atingidas.