Mídias online e offline: qual escolher para o seu negócio?

Para ter sucesso em uma empresa, é imprescindível divulgar o seu negócio. Mas atualmente, com tantas opções, às vezes se torna uma tarefa difícil escolher as melhores mídias para oferecer o produto ou serviço. Nesse sentido, ter uma estratégia de marketing bem definida irá ajudar a definir as melhores mídias online e offline para o seu negócio e levar a marca para perto do seu público-alvo.

Para começar o assunto, vamos apresentar quais são as ferramentas de mídias online e offline mais utilizadas:

Mídia online

Site;

– Assinatura de e-mail;

– E-mail marketing;

– Blogs;

– Publicidade em sites;

– Redes sociais;

– Propagandas no Youtube;

– Entre outras.

Mídia offline

– Propagandas na televisão, no rádio, em revistas ou jornais;

– Panfletos/QR Code;

– Folders;

– Envio de mala direta;

– Envios de brindes;

– Organização e patrocínio de eventos;

– Ações promocionais e também em pontos de venda;

– Outdoors;

– Busdoor;

– Entre outras.

Mídias online e offline: qual escolher para o meu negócio?

Para início de conversa, é importante que o empresário tenha em mente que não é necessário escolher somente um tipo de mídia. Dependendo do negócio, as mídias online e offline podem se complementar e reforçar a estratégia de marketing.

Antes do advento da internet e das redes sociais, as ações de marketing e propagandas eram veiculadas exclusivamente nos meios de comunicação tradicional. Para apresentar um novo produto ou serviço, o mais comum era utilizar anúncios em TV’s e rádios, fazer panfletagem nas ruas ou colocar um outdoor em um ponto estratégico.

Enfim, a mídia offline é todo tipo de anúncio que não se encontra na Internet (sites, redes sociais, vídeos e fotos nos ambientes digitais).

Com a evolução da internet e das redes sociais, as estratégias digitais evoluíram e ganharam força (confira nosso artigo sobre marketing digital). Mas é possível, como já falado anteriormente, conciliar as duas mídias para alavancar o seu negócio.

Mídia offline

Com a ascensão da mídia online, há uma certa tendência de as pessoas subestimarem o poder da mídia offline.  Verdade seja dita, a offline é tão importante quanto a online, e ambas são essenciais para qualquer negócio. Principalmente quando são feitas ações convergentes, em que o cliente é impactado simultaneamente ou em sequência pelas mídias, o que possibilita uma jornada e impactos multimeios. Confira as razões:

– Potencializa o alcance da marca;

– Permite atingir os consumidores onde eles estiverem;

– Muito eficaz para testar novos produtos e/ou novos mercados;

– É um funil que potencializa as conversões online do negócio.

Se você ainda considera que a mídia offline não é importante, segue uma reflexão. Pesquisa TIC Domicílios 2022 mostra que 81% dos brasileiros estão conectados à internet, o que representa 149 milhões de pessoas. A estimativa da população hoje é de mais de 218 milhões. Ou seja, ainda são quase 70 milhões que não têm acesso à internet. Portanto, há muito potencial na mídia offline.

Mídia online

E quanto à mídia online, quais são seus principais benefícios? Confira abaixo:

– Assertividade, pois permitem que os empreendedores consigam atingir as pessoas certas com os seus conteúdos.

– Melhor custo-benefício, já que os valores investidos não precisam ser altos.

– Maior flexibilidade, ou seja, é possível apostar em canais variados e com investimentos que cabem no seu bolso.

– Ampla capacidade de mensuração. O que é mais fácil de mensurar: a quantidade de pessoas que assistiram a um comercial na TV ou os números de indivíduos que clicaram em um anúncio de um site? Com certeza, a segunda opção.

Maior chance de alcançar novos públicos, pois, ao produzir conteúdo de valor – isto é, alinhado à sua persona –, maiores são as chances de se tornar uma autoridade em um nicho.

Afinal, qual escolher?

Depende de algumas variáveis, como objetivos, público-alvo, alcance do produto ou serviço e outras mais. Por exemplo, se o objetivo da campanha é gerar visibilidade rápida e massiva, o melhor é investir em mídias offline. Mas se o objetivo é alcançar um público mais segmentado e qualificado, o ideal é utilizar as mídias online.

Neste ponto, voltamos a insistir na importância de um bom planejamento de marketing do seu negócio. Com esse documento em mãos, será possível analisar todas as variáveis e definir melhor as mídias que irão ajudar a alavancar o seu negócio. Quanto mais informações você tiver, mais assertivas serão as suas decisões.

Acreditamos que, após a leitura desse artigo, você tenha tirado as dúvidas sobre mídias online e offline. Mas ainda está indeciso quanto ao que é a melhor para o seu negócio? Não seja por isso! A Sakey Comunicação possui a expertise necessária para ajudar sua empresa a alçar novos voos. Quer saber mais? Entre em contato.