Site é um ótimo investimento

Sem dúvida, a internet mudou o rumo da história humana, assim como a descoberta do fogo e da roda. A criação da internet já conta com mais de cinco décadas, mas o seu grande salto se deu em 1990, quando a tecnologia foi liberada oficialmente para uso comum. No Brasil, a internet chegou em 1995.

O impacto da internet na vida humana pode ser descrito como gigantesca, pois afetou todos os tipos de interações sociais – pessoal, profissional e comercial. Não dá pra imaginar o mundo atual sem essa tecnologia – e não é para menos.

Primeiramente, ela foi utilizada para pesquisas e para diminuir a distância entre as pessoas ao redor do mundo. Mas, na última década, sobretudo, a internet cresceu exponencialmente em uma velocidade inimaginável, passando de um sistema de pesquisa e conectividade, para integrar a vida de 51% da população mundial.

E cada vez mais as pessoas usam a internet. No início, o acesso era feito somente em grandes computadores, os famosos desktops. Depois, vieram os notebooks, computadores portáteis. Em seguida, o telefone móvel com o acesso à rede foi a grande sacada. Hoje, cerca de 4 bilhões de pessoas possuem um smartphone.

Site ou WWW

Por trás da ascensão e popularidade da internet está o físico britânico Tim Berners-Lee que, em 1991, mais precisamente no dia 6 de agosto, criou o primeiro site. Atualmente, o físico é conhecido como o pai da World Wide Web (a famosa sigla WWW). Já são mais de 30 anos e, de lá pra cá, os sites se tornaram parte integrante da vida humana.

Se você é um empresário e não possui um site, saiba que pode estar perdendo muitas oportunidades de desenvolver seu negócio. Você pode até se indagar “por que ter um site se há tantos marketplaces, redes sociais e apps de mensagens instantâneas disponíveis? Faz sentido ter um site?” Mas tenha certeza: site é um ótimo investimento.

Você não é a única pessoa com essa dúvida. Mas o site, mesmo que você utilize outras formas de ferramentas online, oferece muitos benefícios para a sua empresa. Quer saber quais são eles? Confira agora.

Alcance de novos públicos

Antes do advento dos sites, os negócios só eram conhecidos pelos familiares, vizinhos e moradores do bairro. O sistema boca a boca era bem usual e, para quem desejava um maior alcance, anunciava o seu negócio no jornal local ou de bairro, ou lançava mão da “publicidade móvel”, muito comum em cidades menores. A lista telefônica também era utilizada para quem buscava algum tipo de serviço ou produto.

Atualmente, graças aos mecanismos de busca na internet, seu negócio pode conquistar visibilidade global por meio de um site. Basta entrar na internet e o buscador já está ali à sua disposição.

Ganho de credibilidade

Uma das maiores vantagens de ter um site é que ele contribui – e muito – para construir a credibilidade da sua empresa. Com ele, você vai poder mostrar melhor o que você oferece, além qualidade do produto ou serviço do seu negócio.

Construção da marca

Sua marca já faz sucesso nas redes sociais? Então por que ter um site para construir sua marca? Por que não continuar apenas nas redes sociais? A resposta certa é: depende dos seus objetivos. As redes sociais podem ajudar os clientes a identificarem sua marca, mas um site vai garantir a sua longevidade.

Com o site você vai estar totalmente no controle do visual, do tom de voz e dos valores que sua empresa que repassar aos clientes.

Atendimento aos clientes

Um site pode ajudar no dia a dia da empresa ao ter um espaço dedicado a explicar passo-a-passo como é o produto ou o serviço oferecido. Além disso, ele é uma ótima opção para fornecer informações para que seus clientes tirem dúvidas sem precisar entrar em contato com o suporte.

Dessa forma, ao ter um site rico em informações, acessível e fácil de entender, o empresário terá mais tempo para se dedicar a outras necessidades do negócio.

Experimentações

Ter seu próprio site também pode ser uma fonte de informações preciosas. Para conhecer os hábitos de consumo dos seus clientes, por exemplo, você pode coletar dados e aprender mais sobre as pessoas que fazem negócio com sua empresa.

Ferramenta de marketing

Ao tonar o site parte do seu plano de marketing, automaticamente você irá atrair mais visitantes para seu negócio.

Todo cliente tem uma jornada com o seu negócio. Para ajudá-lo do início ao fim, seu plano de marketing precisa conduzir o usuário, sem nenhuma complicação, de uma etapa a outra.  Como um site, essa jornada será mais simples e mais eficaz.

Negócio disponível 24h por dia

Ao contrário do ser humano, a internet nunca para. Esse é um dos principais motivos para que todo empreendedor crie um site. Assim, sua empresa estará aberta e pronta para fazer negócios 24h por dia. Já parou para pensar o quanto isso pode fazer a diferença para o seu negócio?

Depois da leitura deste post, acreditamos que você já começou a pensar seriamente a ter um site! Pois a Sakey Comunicação pode ajudá-lo nessa tarefa! Entre em contato para saber mais.