A priori, todas as empresas possuem dois tipos de clientes: os externos e os internos. Os externos são os consumidores, aqueles que “compram” o serviço ou o produto da empresa. Já os internos são os colaboradores que contribuem, diariamente, para que a empresa funcione de acordo com os seus objetivos.
A partir desse conceito, quando a empresa quer conquistar e fidelizar seus clientes externos, ela investe em marketing. Mas, quando ela percebe a importância de fazer o mesmo com os clientes internos, ela passa a investir em endomarketing. Mas esse termo é muito mais do que trabalhar a comunicação com os colaboradores.
Com este artigo, você vai entender melhor o conceito, a importância e as diferenças entre endomarketing e comunicação interna.
O endomarketing, também chamado de marketing interno, é uma estratégia de marketing focada no capital humano das empresas, por meio do relacionamento. Ao estabelecer uma relação saudável com seus colaboradores, a empresa melhora sua imagem e facilita a fidelização de seu público interno com o negócio.
Ao fidelizar o público interno, a empresa consegue estabelecer-se como uma forte marca empregadora e alcança a retenção de talentos, elementos essenciais para o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.
De forma resumida, o endomarketing é um conjunto de ações que tem como objetivo desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores. Mas é importante entender que o endomarketing não se trata apenas de criar uma comunicação com os colaboradores, mas sim de envolvê-los em estratégias e ações voltadas para alcançar resultados.
Quando bem elaborado, o marketing interno pode trazer resultados significativos para uma empresa, além de torná-la referência no mercado pela sua boa reputação entre os colaboradores.
As ações de endomarketing têm como objetivo aumentar a satisfação e o engajamento dos colaboradores com a empresa. Essas ações, por sua vez, ajudam a melhorar a cultura organizacional, reduzir o turnover e otimizar os resultados da empresa.
Como um dos objetivos do endomarketing é fazer com que os colaboradores se sintam parte da empresa, seguem exemplos de ações:
– Treinamentos e capacitações;
– Incentivos ao diálogo e à troca de experiências;
– Eventos corporativos voltados aos colaboradores;
– Política de benefícios;
– Valorização do desempenho individual e coletivo;
– Melhorias nos processos de comunicação interna.
Os termos “endomarketing” e “comunicação interna” possuem conceitos diferenciados: o primeiro está relacionado ao marketing e o segundo refere-se à comunicação.
De uma forma geral, o marketing está relacionado a uma série de estratégias que visam atender as demandas do mercado e estabelecer uma relação positiva entre empresa e cliente. Já a comunicação é a troca de informações entre duas ou mais partes com o objetivo de levar uma mensagem.
O endomarketing, dessa forma, é uma estratégia que tem como objetivo melhorar a relação entre a empresa e os colaboradores, com benefícios para ambas as partes. Por outro lado, a comunicação interna é responsável por elaborar quais são as melhores formas de apresentar aos colaboradores as iniciativas advindas do endomarketing.
Quando bem executado, o endomarketing pode oferecer vários benefícios para a empresa, entre eles, os seguintes:
– Produtividade;
– Criação de equipe qualificada;
– Mais engajamento com as necessidades da empresa;
– Objetivos bem definidos;
– Inovação constante;
– Qualidade na execução de tarefas.
E não importa o porte e a quantidade de colaboradores, o endomarketing é uma estratégia que pode ser aplicada a qualquer empresa. O importante é ter em mente que, com um marketing interno bem definido, tanto o colaborador quanto a empresa ganham, pois o potencial de crescimento e visibilidade são fatores essenciais para o sucesso de uma empresa.
Esperamos tê-lo ajudado a entender o conceito de endomarketing! Caso seja essa a estratégia que seu negócio necessita para se desenvolver, saiba que a Sakey pode ajudá-lo! Quer saber como? Entre em contato!