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Tendências para o marketing digital em 2021


Com a chegada do fim do ano, elaborar um planejamento para o próximo período é muito importante. Afinal, é por meio dele que as estratégias devem ser seguidas para se obter os objetivos. Sem dúvida, 2020 trouxe diversas mudanças e no marketing digital não foi diferente. A relação entre empresas e clientes foram ressignificadas e deve se perpetuar em 2021.

E lembre-se: ficar por dentro das tendências e aplicá-las como estratégia de marketing no próprio negócio é um bom caminho para estar à frente dos concorrentes. Para isso, é essencial utilizar métodos atuais e eficazes para conquistar o público.

Com a pandemia, empresas que já estavam presentes nas redes sociais mudaram a forma de comunicação com os clientes. Já outras foram forçadas a marcar presença no ambiente virtual para continuarem no mercado.

Então, para ajudá-lo com o planejamento 2021, confira abaixo as nossas dicas para você preparar a sua empresa e começar o ano novo com o pé direito. Vamos lá?!

1 – Interação

Um site funcional sempre foi uma característica importante, mas com a pandemia, isso se tornou fundamental. Mas, como ir além para conquistar novos tráfegos para o site do seu negócio? Elementos interativos são ótimas opções, tanto para o site quanto para as mídias sociais. Além de agregar valor, permite também que os clientes tenham mais envolvimento com sua marca e queiram saber mais sobre seus produtos ou serviços. Para isso, você pode utilizar avaliações, concursos, enquetes, jogos, pesquisas, questionários ou vídeos.

2 – Influência

O marketing de influência já é um método utilizado há um bom tempo. Antes, as marcas só faziam parcerias com famosos ou influenciadores grandes – que possuíam milhões de seguidores – para a divulgação dos seus produtos. Essa tática, além de cara, mostrou no decorrer do tempo que os resultados esperados não são retribuídos pelo baixo engajamento dos influencers.

Neste ano, os microinfluenciadores ganharam destaque. Por terem um nicho mais específico, conseguem atrair mais públicos e estabelecer uma relação mais sólida com os seguidores. Portanto, se você quer que um influenciador divulgue seus produtos, comece pelos menores. As chances de conversão são maiores.

3 – Vendas nas redes sociais

Com as recentes mudanças nas plataformas sociais, muitas empresas transformaram os próprios perfis em canais de vendas. Como a parcela de consumidores online teve grande aumento na pandemia, é essencial que a marca esteja inserida no ambiente virtual, principalmente no Facebook, Instagram ou Pinterest.

4 – Lives

O vídeo ao vivo tornou-se um dos conteúdos mais consumidos. Além do Facebook, do Instagram, do Twitter e do Youtube, o LinkedIn também está explorando essa nova forma de comunicação/entretenimento.

Em 2019, usuários virtuais assistiram a 1,1 bilhão de horas de vídeos ao vivo. Com a pandemia, esse número deve ter aumentado (ainda não há números oficias, mas especialistas indicam aumento significativo), e para alguns segmentos, como por exemplo, moda, música etc, se tornou um meio necessário. Em 2021, as lives devem continuar com força total para promover entretenimento e oferecer mais acessibilidade para todos os públicos.

5 – Conteúdos com duração de 24 horas

Foto, vídeo ao vivo ou gravado, venda de produtos ou conteúdos sobre a rotina são bem-vistos por muitos usuários. Nas redes sociais, esse tipo de conteúdo pode ser visto no Facebook, Instagram e Snapchat.

Incluir essa tendência no planejamento da empresa pode trazer bons resultados. Só o Facebook possui cerca de 1,66 bilhão de usuários ativos. Já o Instagram conta com 800 milhões e o Snapchat, 187 milhões.

Os conteúdos com duração de 24 horas têm o poder de oferecer uma resposta mais rápida ao público e gerar uma certa urgência de compra. Permitem também que os usuários busquem mais informações sobre a marca. Dessa forma, há o aumento do alcance e a construção de uma relação saudável e de confiança com o público.

Agora que você conhece as principais tendências do marketing digital para 2021, que tal incluir algumas ações no planejamento da sua empresa? Com um bom estudo de mercado, a sua marca pode alcançar grandes números e alavancar as vendas de forma satisfatória.

 



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