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Telegram: aplicativo de mensagens é um grande aliado para os negócios


Que as redes sociais vieram pra ficar não é novidade para ninguém. Por meio dessas mídias, o relacionamento entre as pessoas ganhou novos formatos. E também se estendeu no contato entre empresas e clientes. Hoje, o consumidor consegue ter uma relação mais direta com as marcas, seja para elogiar o produto, sanar dúvidas ou resolver problemas.

Quando o assunto são redes sociais, é automático pensar no Facebook e no Instagram. Porém, o WhatsApp também tem se mostrado um mecanismo útil para que empresas façam suas vendas e cultivem um diálogo com o consumidor. Além dele, há outro aplicativo de mensagens, que não é muito popular, mas que apresenta diversas ferramentas eficientes para o marketing: o Telegram. Ainda não o conhece? Continue a leitura!

Lançado em 2013, o Telegram é um app russo gratuito. Em 2019, no período de 24 horas, conquistou três milhões de usuários devido a uma instabilidade das redes sociais acima citadas. Atualmente, o aplicativo de mensagens possui 400 milhões de contas ativas e está disponível para Android, iPhone (iOS), Windows Phone, desktop e navegadores web. Além de armazenar todo o conteúdo do usuário na nuvem, o Telegram oferece segurança de dados e mensagem criptografada.

Funcionalidades

Assim como o WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger, o Telegram também conta com funcionalidades básicas, como envio de áudios, fotos e anexos, chamadas e conversas em grupo. Mas o app russo se destaca por outros detalhes.  Confira abaixo:

– Envio de arquivos de tamanho limitado.

– Inclusão do site da empresa no perfil do app.

– No aplicativo, o áudio conta com um mecanismo que acelera a sua reprodução. Por meio de bots (robôs virtuais) também é possível transformar as mensagens de áudio em texto.

– Grupos no Telegram podem conter até 200 mil pessoas.

– O app permite a criação de canais de transmissão para facilitar a comunicação com os contatos. Nessa função, apenas os administradores podem enviar mensagens.

– Ao abrir o Telegram no computador, não é exigido que o aplicativo continue ativo no celular.

– É possível editar ou apagar mensagens que foram enviadas sem que nenhum usuário receba uma notificação.

Como tudo na vida precisa de planejamento, com as redes sociais também não é diferente. Sem estudo e organização, os resultados não serão alcançados. Então, como usar o Telegram como estratégia de marketing para aumentar vendas e manter clientes satisfeitos?

Bots

Por meio dos robôs virtuais, os atendimentos são mais ágeis e padronizados. Além de resolver os problemas dos clientes, sem que haja a presença de uma pessoa física no momento da notificação, também pode permitir o acesso à previsão de tempo, rastreio de mercadorias, busca de imagens etc.

Relacionamento

Manter um bom relacionamento com os usuários é fundamental. Por meio de postagens de conteúdos em um canal do Telegram, os seguidores podem se interessar cada vez mais pelo tipo de assunto e gerar leads e engajamento. Já no grupo dentro do aplicativo, é possível obter feedbacks sobre o produto ou o serviço, responder questionamentos, compartilhar conhecimentos e até permitir debates.

Público

Outro fator importante é conhecer o seu público e identificar os hábitos de consumo e as suas necessidades. Quanto mais interação, maiores são as chances de aprimoramento. Uma alternativa viável é realizar pesquisas com os usuários. No Telegram é possível criar enquetes e personalizá-las. Com esse recurso, além da empresa elaborar um planejamento completo, também terá à disposição os anseios e as preocupações do seu público-alvo.

Apesar de não ser tão popular como o WhatsApp, o Telegram oferece diversos recursos para a criação de estratégias para o marketing digital.  Como esse app conta com muitas vantagens, talvez ele seja a estratégia que a sua empresa tanto precisa.



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