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O poder da embalagem no marketing


Não importa o segmento, o desejo de qualquer empreendedor é conquistar novos clientes e aumentar a rentabilidade do seu negócio. Muitas ações podem ser realizadas para obter lucro e público. Descontos, promoções exclusivas e sorteios de brindes são alguns exemplos. Mas, você sabia que a embalagem de um produto pode ser uma grande ferramenta de marketing? Por meio dessa peça, é possível agradar consumidores, influenciá-los na decisão de compra e, assim, alavancar as vendas.

A principal função da embalagem é proteger e armazenar o produto durante o trajeto para que ele chegue ao consumidor final em boas condições. No marketing, essa responsabilidade com o cliente não deixa de ser importante. O consumidor se sente especial ao receber o produto em perfeito estado. Essa ação evidencia a responsabilidade social da marca com o bem-estar dos clientes. Portanto, pensar nesses detalhes antes de escolher a embalagem que abrigará o seu produto pode fazer toda a diferença.

Agora que explicamos de forma breve o quanto a embalagem é relevante para a união entre marca, produto e consumidor, confira outros fatores essenciais para usar a embalagem como ferramenta de marketing.

Primeiro contato com o cliente

Em alguns casos, a primeira fonte de comunicação da marca com o consumidor é por meio da embalagem. Seja na prateleira de um ponto de comércio, vitrine de uma loja, no recebimento da mercadoria em casa ou ao ser presenteada. É nesse momento que o ditado popular, que diz que a primeira impressão é a que sempre fica, entra em prática. A sua marca, por meio da embalagem, deve ser capaz de conquistar o sorriso e o coração do consumidor.

Coerência

Como é frustrante adquirir um produto que garante várias funções e perceber que perdeu tempo e dinheiro, não é mesmo? Quando a insatisfação ocorre, é difícil apagar da memória aquela imagem negativa.

Não adianta nada uma embalagem bonita, colorida e com muitos elementos se, ao abri-la, o consumidor se deparar com um produto que não condiz com a realidade. A decepção também ocorre quando um item valioso é colocado em uma embalagem inadequada. As duas situações podem desvalorizar e trazer prejuízos à marca.

Embalagem e produto

A embalagem utilizada como ferramenta de marketing faz parte do seu produto. Ela é muito mais que um mero embrulho, pois leva a sua marca para diversos lugares. Imagine se a primeira experiência do cliente com sua marca for negativa no momento em que ele depara com a embalagem? Concorda que a chance de uma nova compra será baixíssima? Portanto, a embalagem representa a qualidade e a confiabilidade do produto, e deve seguir a imagem que a marca quer construir no mercado.

Como a embalagem é a extensão da sua marca, ela deve ter um design chamativo e valorizar o produto. Portanto, precisa ser criativa e, ao mesmo tempo, funcional. Para isso, conhecer o público-alvo que se deseja alcançar é indispensável. Afinal, é por meio do consumidor que cores, formas, fontes, ilustrações e materiais serão escolhidos para garantir resultados satisfatórios.

Concorrência

O que mais existe no mercado são empresas que oferecem produtos ou serviços semelhantes àqueles que você já comercializa ou pretende vender. E, mais uma vez, a embalagem representa um importante papel como ferramenta de marketing: a diferenciação. Portanto, a embalagem não só deve causar boas impressões, mas também ser diferenciada diante dos concorrentes.

Referência

Por fim, se sua embalagem conseguiu se destacar entre os concorrentes, é provável que ela se torne uma grande referência de compra. Sendo assim, a sua marca tem um grande potencial de atrair mais clientes e fidelizá-los. Em alguns casos, a embalagem pode criar laços emocionais com o consumidor. Com certeza você conhece alguém que guarda uma embalagem de um produto porque remete a momentos felizes. Se o consumidor gostar de tudo que envolve a sua mercadoria, será mais fácil ele reconhecer a sua marca pela embalagem na hora de efetuar a compra e indicar aos amigos e familiares.

Conseguiu compreender a importância da embalagem como ferramenta de marketing? Então, não se esqueça: utilizar esse meio como estratégia é essencial para atrair novos consumidores, ter um bom posicionamento no mercado, se diferenciar dos concorrentes e garantir mais vendas.



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