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Google Adwords: aprenda a calcular o retorno sobre o investimento


O Google Adwords é uma das principais ferramentas digitais para utilizar na sua estratégia de marketing, aumentando a visibilidade da sua marca. Com uma boa campanha no ar, é possível gerar acessos para o site e, até mesmo, otimizar as conversões em vendas.

Mas, para que os seus investimentos valham a pena, é fundamental acompanhar o resultado das suas campanhas do Google Adwords, verificando a efetividade de cada ação e direcionando seus esforços para aquelas que mais estão dando resultado.

Se você nunca ouviu falar de ROI, ou tem dúvidas de como aplicar essa métrica, este post foi feito para você!

O que é ROI?

O ROI — Return on Investment — é uma métrica que pode ser utilizada para todo e qualquer investimento feito pela sua empresa. Seu resultado, quando bem-feito, mostrará quanto sua empresa ganhou, comparado ao que foi gasto com determinado investimento.

No caso do Google Adwords, o ROI significa o lucro que você teve com suas campanhas em relação a quanto você investiu nelas. Isso é interessante porque, ao calcular e avaliar esses resultados, será possível estruturar melhor o orçamento de marketing digital da empresa, direcionando recursos para aqueles esforços que geram maior retorno.

Por que o ROI é importante para minha empresa?

Como dito, o principal objetivo do ROI é medir o desempenho dos investimentos realizados. Com isso, é possível ganhar em benefícios práticos, tais como a motivação da equipe e o trabalho com metas mais realistas.

Porém, a grande vantagem de acompanhar o ROI está em tomar decisões mais assertivas e efetivas para o negócio. Afinal, essa métrica torna possível enxergar com clareza o que está ou não funcionando na empresa, otimizando seus investimentos.

Como calcular o ROI do Google Adwords?

O ROI é simples de ser calculado e seguirá a seguinte fórmula: receita gerada – (custo total dos produtos vendidos + custo do investimento feito com a campanha) / custo dos produtos vendidos. Para entender melhor, considere o exemplo abaixo:

Suponha que sua empresa tenha um produto cujo custo de produção seja de R$ 20,00 e o valor de venda de R$ 40,00. Como resultado da sua campanha no Google Adwords, que custou R$ 100,00, você, então, vende dez unidades desse produto, gerando uma receita de R$ 400,00. Seu ROI, então, será calculado da seguinte maneira: R$ 400,00 – (R$ 200,00 + R$ 100,00) / R$ 200,00 = 0,5.

Ou seja, você lucrou 50% do valor investido. Em outras palavras, para cada R$ 1,00 gasto com sua campanha, você recuperou R$ 1,50. Esse é um ótimo resultado, porém, caso ele não seja tão bom, não existe motivo para desespero.

O ROI serve justamente como um termômetro para medir como estão indo suas campanhas. No caso de alguma estar mal, ele te ajudará a enxergar isso com rapidez para desativá-la, direcionando o investimento em outra que gere mais lucros.

Seja como for, é o ROI que te indicará qual caminho percorrer para melhorar seus resultados nas campanhas do Google Adwords. Portanto, esteja sempre atento ao indicador!

Fonte: kite Digital



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