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Gatilhos mentais: saiba o que são e conheça alguns tipos


Marketing digital é um compilado de ações que uma pessoa ou empresa realiza no ambiente virtual para conquistar novos mercados, atrair clientes e fidelizá-los, criar bons relacionamentos e elaborar uma identidade de marca. Para a eficiência dessas atividades são utilizadas diversas estratégias, e uma delas são os gatilhos mentais.

Gatilhos mentais são decisões que o cérebro toma de forma inconsciente e que influenciam nossas escolhas. Essas tomadas de decisões são feitas a todo momento. O que comer, qual roupa vestir, qual música na playlist etc., são alguns exemplos. Tudo isso faz parte do nosso inconsciente, onde estão os impulsos, pensamentos e experiências.

Quando os estímulos e as motivações são ativados, automaticamente somos conduzidos para a ação. Essas táticas podem ser explicadas pela psicologia e neurociência, mas no marketing digital, é a porta para o sucesso de qualquer empresa.

No primeiro momento é preciso conhecer o comportamento e compreender seus clientes para identificar quais ferramentas irão influenciá-los para as tomadas de decisões. Mas é importante lembrar que todas as ações devem ser baseadas no comprometimento, na ética e na responsabilidade.

Um gatilho mental bem elaborado possui grande chance de proporcionar experiências positivas e aflorar sentimentos. Além disso, também traz confiança, conforto, desejo, exclusividade e felicidade.

Agora que você sabe o que é um gatilho mental, confira abaixo alguns tipos que despertam o desejo de compra de produtos e serviços de forma imediata.

Reciprocidade

A maioria das pessoas gosta de retribuir algo que recebeu. No marketing digital não é diferente. É possível oferecer algum benefício ao possível cliente e construir uma relação a curto prazo para uma compra futura. Exemplos: amostras grátis, testes gratuitos de produtos ou serviços, brinde na primeira compra e ebooks.

Escassez

Esse gatilho é um dos mais utilizados no marketing digital. Ninguém gosta de saber que um produto está em falta. No início da pandemia, por exemplo, o instinto de sobrevivência fez com que muitas pessoas fossem ao supermercado para comprar grandes quantidades de alimentos e produtos de higiene pessoal para armazenar em casa com medo da escassez. Outro exemplo é quando uma marca de roupa informa que há poucas peças disponíveis no estoque.

Urgência

O gatilho da urgência segue as mesmas circunstâncias da escassez. O que difere os dois é o tempo. Quando uma pessoa vê nas redes sociais que aquele produto que ela tanto sonha está com desconto, automaticamente ela efetua a compra para não perder a oportunidade. E, quanto mais a frase tempo limitado aparece, mais o cliente sente a urgência em comprar. A Black Friday é um grande modelo que utiliza esse gatilho.

Novidade

Se tem uma coisa que todo mundo gosta é de novidade. Estudos realizados mostram que, quando somos expostos a algo novo, nosso cérebro recebe uma grande descarga de dopamina. Uma vez despertado, o hormônio causa sensações de recompensa e prazer. Os fabricantes de smartphones e veículos lançam diversas novidades ao longo do ano. O mesmo método é utilizado por clubes de futebol ao lançar, a cada temporada, novas camisetas.

Prova social

Como vivemos em sociedade, é comum sermos influenciados de forma positiva ou negativa por pessoas que fazem parte do nosso convívio. Algumas decisões só são tomadas quando percebemos uma grande quantidade de indivíduos seguindo os mesmos passos. Moda, cosméticos e produtos que promovem bem-estar são alguns dos segmentos que mais utilizam esse gatilho.

No marketing digital, quando alguém quer adquirir um produto, é normal procurar mais informações sobre ele e o que as pessoas que já compraram estão dizendo. Uma forma de colocar essa prática e torná-la eficaz é incluir no site de venda de produtos e serviços depoimentos positivos sobre a marca.

Prazer e dor

Dor é algo que os seres humanos tentam evitar a todo custo. Em contrapartida, a busca pelo prazer para enfrentar as adversidades da vida é bem maior. Uma pessoa que pratica esporte radical, mesmo sabendo de todos os riscos, procura pelo prazer no desafio. E quando o desafio proposto é concluído, os sentimentos de alegria, bem-estar e satisfação são motivos para novas aventuras.

No marketing digital, esses gatilhos podem ser usados para reforçar que a compra de tal produto ou serviço pode transformar a dor em prazer. Para a eficácia, é preciso estudar, conhecer o cliente e identificar quais são os problemas que ele enfrenta no dia a dia para apresentar a solução correta.

Gatilhos mentais são ótimas ferramentas para o marketing digital. Saber utilizá-los de forma correta é uma grande oportunidade. Se a sua empresa ainda não faz uso dessas estratégias, saiba que está perdendo tempo. Escolha alguns gatilhos mentais e atinja diretamente o inconsciente do consumidor, para que ele tenha a decisão de compra pelo seu produto ou serviço.



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